Pesquisar este blog

terça-feira, 11 de agosto de 2015

1P - RENASCIMENTO CULTURAL

Folha Educação 
UOL Educação 

O Renascimento pode ser considerado como um marco do início da Idade Moderna, uma vez que reflete o desenvolvimento de uma nova vida e de uma nova mentalidade, vinculadas à ascensão da cidade e da burguesia. 

Foi nas cidades italianas que essa nova cultura se desenvolveu, cidades mercantis desde as Cruzadas, que viram o nascimento de uma camada social ligada ao comércio: a burguesia. Nos séculos XV e XVI, o Renascimento se espalha pela Europa. 

A vida urbana, por si só, implicava o estabelecimento de novas formas de relacionamento social, diferentes daquelas estabelecidas no mundo feudal. Somam-se a isso a necessidade de justificar o comércio e a preocupação com a obtenção do lucro, mentalidade condenada pela Igreja Católica. 

Outros fatores contribuíram para o surgimento e para o desenvolvimento desse movimento, como o aperfeiçoamento da imprensa (criada por Gutenberg e que contribuiu para a difusão do conhecimento para um grupo maior de pessoas), a decadência de Constantinopla e a prática do mecenato (burguesia rica, que se dispôs a financiar a produção artística e intelectual da época).

Os tipos móveis, de Gutenberg

Lourenço de Médicis, um dos mais importantes mecenas do Renascimento

O Renascimento cultural foi a retomada dos valores clássicos, greco-romanos, mas não devemos considerá-lo uma cópia, pois os valores são semelhantes, mas não as ideias. As características revalorizadas foram o racionalismo, o antropocentrismo (em oposição à cultura medieval, teocêntrica), o individualismo, o hedonismo, o naturalismo e o otimismo. Foi um movimento de glorificação do homem. 

O Homem Vitruviano, Leonardo da Vinci (1492)

De modo geral, pode-se dizer que o Renascimento ocasionou uma imensa renovação nos mais variados campos do conhecimento e produziu artistas, pensadores, cientistas cujos trabalhos influenciaram toda a produção intelectual dos séculos seguintes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário