Pesquisar este blog

terça-feira, 16 de março de 2010

BARÃO DO RIO BRANCO - 6ªTF - Avaliação I do 1º Bimestre

6ªTF
Data da prova:

24/03 (quarta-feira)

Abaixo estão descritos as páginas e temas que devem ser estudados para avaliação:
- Conteúdos do caderno (principalmente sobre a crise romana e o cristianismo)
- Unidade II
- Unidade III
- Unidade IV

Na terça-feira (dia 23/03) vou passar olhando os cadernos de todos os alunos. Portanto, para não perder pontos, deixe seu caderno em dia com os conteúdos e atividades.


Abraços,
Professor Samuka

segunda-feira, 15 de março de 2010

Origens do feudalismo e divisões sociais do período

Origens do feudalismo e divisões sociais do período


O feudalismo é o modo de produção que ocorreu em partes da Europa, durante boa parte da Idade Média. A maioria da população se estabeleceu nos feudos (unidades políticas independentes), visando ficar longe das cidades que sofriam com ataques e pilhagens.

As origens do feudalismo remontam ao século III, quando o sistema escravista de produção no Império Romano entrou em crise. Diante da crise econômica, militar e das invasões germânicas, muitos dos grandes senhores romanos abandonaram as cidades e foram morar nas suas propriedades no campo. Esses centros rurais, conhecidos por vilas romanas, deram origem aos feudos medievais.

No sistema feudal, o rei concedia terras a grandes senhores. Estes, por sua vez, davam terras a outros senhores menos poderosos, chamados cavaleiros, que, em troca lutavam a seu favor. Quem concedia a terra era um suserano, e quem a recebia era um vassalo. As relações entre o suserano e o vassalo eram de obrigações mútuas, estabelecidas através de um juramento de fidelidade.

A sociedade feudal era dividida em camadas sociais e a passagem de uma camada social para a outra era praticamente impossível. De acordo com a função específica de cada camada alguns historiadores classificam-na como uma sociedade formada por aqueles que lutam (nobres), aqueles que rezam (clero) e aqueles que trabalham (servos). Os servos não tinham a propriedade da terra e estavam presos a ela. Não podiam ser vendidos como se fazia com os escravos, nem tinham liberdade de abandonar as terras onde nasceram.

A nobreza e o clero compunha a camada dominante dos senhores feudais, ou seja, aqueles que tinham a posse legal da terra e do servo e que dominavam o poder político, militar e jurídico. O alto clero era composto pelos seguintes membros: papa, arcebispos e bispos. O baixo clero era composto pelos padres, e monges. A nobreza era também hierarquizada estando dividida em alta e baixa nobreza. Alta nobreza: duque, marquês e conde. Baixa nobreza: visconde, barão e cavaleiro. Os servos viviam em extrema miséria, pois, além de estarem presos à terra por força de lei, estavam presos aos senhores, aquem deviam obrigações como:

  • a talha (dar parte da produção ao senhor feudal);

  • a corvéia (trabalhar alguns dias na semana nas terras do senhor);

  • as banalidades (pagamento ao senhor pela utilização das instalações do feudo).


Referências:

http://educacao.uol.com.br/historia/ult1690u14.jhtm

http://www.historiadomundo.com.br/idade-media/feudalismo.htm

BARÃO DO RIO BRANCO - 6ªTC, 6ªTD e 6ªTE - Avaliação I do 1º Bimestre

6ªTC, 6ªTD e 6ªTE
Data da prova:

26/03 (sexta-feira)

Abaixo estão descritos as páginas e temas que devem ser estudados para avaliação:
- Conteúdos do caderno (principalmente sobre a crise romana e o cristianismo)
- Capítulo I (páginas 8, 9, 10, 11, 12, 13 e 14)

- Capítulo II (páginas 20, 21, 23, 24 e 25)
- Capítulo III (páginas 34, 35, 36, 37 e 40)

Na sexta-feira (dia 19/03) vou passar olhando os cadernos de todos os alunos. Portanto, para não perder pontos, deixe seu caderno em dia com os conteúdos e atividades.


Abraços,
Professor Samuka

quinta-feira, 11 de março de 2010

Desconhecida, data do nascimento de Jesus foi definida pela Igreja

(Material interessante para complementar conteúdo trabalhado com a 5ªTB e 5ªTC).
Desconhecida, data do nascimento de Jesus foi definida pela Igreja
Data é mais importante do ano para cristãos.
Troca de presentes virou símbolo do Natal.

A imagem acima mostra a origem de alguns dos calendários usados ao redor do mundo

Em todo o mundo, o dia 25 de dezembro é celebrado como um feriado religioso e também como um fenômeno comercial e cultural. Há 2.009 anos a humanidade relembra a data do nascimento de Jesus Cristo com rituais que se transformaram no Natal que hoje conhecemos: troca de presentes, missas, celebração com a família e, claro, a chegada do Papai Noel.

Antes da existência de Jesus, povos antigos costumavam comemorar a troca de estações. A data do nascimento de Jesus é incerta e não mencionada no Novo Testamento. Acredita-se que a escolha da data foi feita por volta do século III e ocorreu em função de um feriado da Roma Antiga que celebrava o solstício de inverno.

No princípio do cristianismo, o Natal não era o feriado religioso mais popular. A Páscoa, sim, era considerada a data mais importante em função da morte ser vista como o símbolo de 'mártir'. Com o tempo, o Natal foi ganhando toques da tradição pagã e ficando conhecido e celebrado.

No século XVII, o protestantismo tentou desviar o foco natalino e em algumas regiões ficou proibida a comemoração.

Material retirado de:
http://g1.globo.com/Sites/Especiais/Noticias/0,,MUL1425033-16107,00.html

BARÃO DO RIO BRANCO - 5ªTB e 5ªTC - Avaliação I do 1º Bimestre

5ªTB e 5ªTC
Data da prova:

24/03 (quarta-feira)

Abaixo estão descritos as páginas e temas que devem ser estudados para avaliação:
- Capítulo I (páginas 8, 9, 10 e 11)
- Capítulo II (páginas 17, 18, 19, 21 e 22)
- Capítulo III (páginas 29, 30, 31 e 32)
*Sugestão: também estude pelos conteúdos do caderno.

Na quarta-feira (dia 17/03) vou passar olhando os cadernos de todos os alunos. Portanto, para não perder pontos, deixe seu caderno em dia com os conteúdos e atividades.


Abraços,

Professor Samuka